terça-feira, 22 de maio de 2012

Diodo Comum

Uma explicação sobre diodo comum, suas posições e funções dentro do circuito.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Fíbra òptica

Aí um vídeo mostrando todo o processo de fabricação da fibra óptica.
E esse mostra como a fibra ótica funciona. Divirtam-se! ^^

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Geradores

Uma explicação boa com o professor de Física Fábio Ferreira, sobre geradores e seu funcionamento.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Capacitores!!!!

Esse vídeo dá uma explicação boa do funcionamento dos capacitores.
E esse explica melhor as fórmulas e como lidar com eles, façam bom proveito ;)

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Curto-circuito



Um Curto-Circuito é uma ligaçao de baixa impedância (ou resistência) entre dois pontos de potenciais diferentes. Essa ligação pode ser metálica quando se diz que há um curto-circuito franco ou por um arco elétrico, que é a situação mais comum, uma situação intermediária é a dos curtos causados por galhos de árvores, pássaros ou outros objetos que caem sobre as linhas de transmissão de energia elétrica. Na Tirinha acima a diferença de potencial existe entre os dois fios (fase e neutro), no entanto o ar existente entre os dois nao permite a passagem da corrente elétrica. Questões, ou indagações, podem ser levantadas a respeito da Tirinha: Porque os pássaros não estavam sendo eletrocutados antes de haver o contato entre ambos, se eles já estavam em contato com os fios? Porque quando eles se tocam passam a sofrer o choque-elétrico?

Todos, certamente, já observaram pássaros pousados sobre fios elétricos, encapados ou não, sem, no entanto, estarem levando choque-elétrico. Isso causa espanto à alguns e faz outros explicarem o fato com histórias mirabolantes e fictícias. Isso na verdade acontece porque o choque-elétrico somente ocorre se a corrente elétrica percorrer o corpo da pessoa ou do animal, ou seja, entra por um determinado local e sai por outro. A distância entre as patas dos pássaros é bem curta, não é suficiente para gerar uma diferença de potencial, necessária para haver corrente elétrica. Mas se o pássaro porventura encostar-se a outro objeto, como o poste, ou se for um pássaro grande o suficiente que a envergadura de sua asa toque outro fio, ou ainda, dois pássaros tocarem-se, estando um em cada fio, como na representação da Tirinha, estarão dessa forma "fechando um circuito", ou seja, ligando dois pontos de potenciais diferentes com uma resistência bastante baixa (o corpo do pássaro que é condutor de corrente elétrica).
O fato da resistêcia entre os dois potenciais ser de valor muito baixo faz com que a corrente alcance elevados valores (lei de ohm I=U/R)podendo causar faíscas, explosões, incêndios, etc.
Em regiões onde existem pássaros de maiores portes as redes de distribuição de energia elétrica sao construídas com os fios mais afastados, para evitar que os passáros promovam curto-circuitos.


Créditos ao Tirinhas de Física

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A história dos eletrônicos

Esse vídeo conta a história dos aparelhos eletrônicos. Com animações e bem explicado. Está em inglês então, quem não souber inglês é só clicar em "cc" na parte inferior da tela para ativar a legenda.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A história do transistor

Esse vídeo conta bem a história do transistor e fala um pouco sobre C.I.
Vi no Portal do Hardware.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Circuitos Elétricos - Malha Dupla com Prof. Ivo Gherardi

2ª Lei de Kirchhoff pra vcs. O cara dá uma explicação boa, video bom, assistam e qualquer duvida só postar nos comentários ;)